back to top
Segunda-feira, Outubro 21, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A Igreja de Vila Pouca de Aguiar

A Igreja de Vila Pouca de Aguiar – edificada no ano de 1744, este pequeno templo que já foi a Igreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar, tem curiosos detalhes de arquitectura como a curiosa capela lateral facetada.

A antiga Igreja Matriz, apresenta uma planta longitudinal, composta de nave e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado à fachada lateral direita torre sineira quadrada, uma capela lateral facetada e sacristia rectangular.

Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja, de uma na sacristia e piramidal na torre e capela lateral. Fachadas em cantaria aparente, de aparelho irregular, com pilastras toscanas nos cunhais, coroadas por pináculos piramidais e terminadas em friso e cornija sobrepostas por beirado simples.

Fachada principal terminada em frontão triangular coroado por cruz latina de cantaria, rasgada por portal de verga recta, moldurada, encimado por friso e cornija recta, encimado por óculo oval, moldurado; ladeia o portal pia de água benta esguia, encimada por nicho em arco de volta perfeita interiormente concheado.

A torre sineira no alinhamento da fachada principal, com cunhais apilastrados e de quatro registos, o inferior separado por friso e os restantes por friso e cornija; no segundo registo possui cartela oval inscrita, no terceiro óculo circular com raios e no quarto, em cada uma das faces, sineira em arco de volta perfeita, sobre pilastras e chave saliente; termina em balaustrada com pináculos a coroar os ângulos; a torre é acedida posteriormente por porta de verga recta.

Fachada lateral esquerda rasgada por porta travessa de verga recta e moldura simples, duas janelas com moldura de capialço na nave e uma outra na capela-mor; na lateral direita abre-se porta de verga recta e moldura simples encimada por janela de capilaço, a capela lateral tem janela rectangular larga gradeada e a sacristia é ritmada por pilastras.

Fachada posterior cega, mas com marcação de um antigo vão de perfil curvo no paramento, terminada em empena e coroada por cruz latina de cantaria, sobre plinto paralelepipédico; na sacristia, rasga-se portal de verga recta, moldurado e janela rectangular jacente de capialço.

Veja o interior

O seu interior apresenta paredes rebocadas e pintadas de branco, com tecto de madeira de perfil curvo sobre cornija de cantaria.

No lado da Epístola tem retábulo colateral de talha policroma e dourada, de planta côncava e um eixo. Retábulo-mor de talha policroma de planta recta e três eixos, sobre supedâneo acedido por três degraus.

No lado do Evangelho possui porta de verga recta de acesso à sacristia, a qual possui pavimento de soalho e tecto plano de madeira. No lado esquerdo, abre-se amplo vão com arco abatido, albergando o arcaz, ladeado por dois armários embutidos rectilíneos no topo, surge armário embutido ladeado por pequeno lavabo de espaldar rectangular, disposto horizontalmente, encimado por reservatório e com bacia rectangular de perfil curvo.

Informação obtida na página do Sistema de Informação para o Património Arquitectónico (SIPA) da Direcção-Geral do Património Cultural e recolhida por Daniel Jorge.

Como chegar à Igreja de Vila Pouca de Aguiar:

(41°30’3.08″N 07°38’52.96″W) Rua da Igreja – Vila Pouca de Aguiar – Vila Real – Trás-os-Montes – Região Norte – Portugal

#Matriz#Igreja#VilaPoucaDeAguiar#VilaReal#Setecentista#TorreSineira#TrasOsMontes#Granito#Portugal#Portugalcomefeitos

Por ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc

Popular Articles