back to top
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Budapeste na rota do rio Danúbio

O Danúbio, que começa na Floresta Negra, na Alemanha, e deságua no mar Negro, atravessa quatro capitais européias: Bratislava (Eslováquia), Viena (Áustria), Budapeste (Hungria) e Belgrado (Sérvia).

Danúbio congelado em Budapeste, na Hungria

Em Budapeste, a ponte de Buda e de Peste

A capital húngara compõe-se de duas cidades previamente separadas pelo rio: Buda, na margem ocidental, é a antiga capital do reino medieval da Hungria; e Peste, na oriental, não passava, no começo do século passado, de um vilarejo.

Foi em 1849 que se concluiu a construção da grande ponte pênsil que uniu fisicamente as cidades (a unificação oficial é de 1873), um feito da engenharia, pois o Danúbio chega lá a quase meio quilómetro de largura.

Cada metade, porém, conserva ainda algumas de suas características próprias. Buda, com sua topografia acidentada, cheia de colinas, tem ruas serpenteantes. Peste, basicamente plana, é uma cidade planejada com regularidade.


Ficam sobretudo em Buda os palacetes da antiga aristocracia e, em Peste, os edifícios sóbrios de uma sólida burguesia que, até o Holocausto, era largamente judaica.

O lado Buda do rio é dominado pelo castelo real; o lado Peste, pelo Parlamento.

Anedota na cidade

Uma anedota típica diz respeito ao túnel que, em Buda, dá continuidade à ponte. Consta que, para evitar que se enferruje, ela é toda as noites retirada e guardada no túnel em questão. E a lenda mais clássica reza que os quatro leões de pedra (dois em cada extremo) que guardam a ponte teriam, por engano, sido feitos sem língua e, por isso, o responsável jogara-se da ponte. Embora não sejam visíveis de baixo, as línguas estão lá e o escultor, que morreu de velhice, retrucava a seus detratores desejando-lhes que as esposas deles tivessem línguas tão grandes quanto as de seus leões!

Baílica de Santo Estevão

Basílica de Santo Estêvão (Szent István Bazilika) em Budapeste é uma das igrejas mais importantes e impressionantes da Hungria.

O que precisa de saber sobre esta basílica:

  • História e Arquitetura: A basílica foi construída entre 1851 e 1905 e é dedicada a Santo Estêvão, o primeiro rei da Hungria. Com a forma de uma cruz grega esta igreja segue o modelo neoclássico.
  • Dimensões: Com uma altura de 96 metros, é um dos edifícios mais altos de Budapeste, junto com o Parlamento e pode acomodar até 8500 pessoas!
  • Relíquias de Santo Estevão – pode ver a mão mumificada de Santo Estevão.
  • Vista Panorâmica: É possível subir na torre direita da basílica, que oferece uma vista panorâmica impressionante de Budapeste. 
  • Eventos e Concertos – nesta basílica pode assistir a eventos e concertos durante todo o ano.

Popular Articles