Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Lembrar a independência do Brasil

Lembrar a independência do Brasil – Memórias do Brasil na Invicta Cidade do Porto, no dia da sua independência. No dia 7 de setembro de 1822, o príncipe Dom Pedro de Bragança declarava a independência do Reino do Brasil, tornando-se Dom Pedro I, imperador do Império Brasileiro.

Estátua equestre de Dom Pedro IV de Portugal, Pedro I do Brasil

Este acontecimento vai marcar profundamente a história de ambos os países (Portugal e Brasil) uma vez que eram a mesma nação em dois estados e latitudes diferentes.

A Invicta Cidade do Porto tem inúmeras memórias destes tempos e desta relação umbilical, desde a toponímia como Avenida Brasil, na Foz, e a Praça dos Poveiros, recordando os nossos conterrâneos da Póvoa de Varzim que preferiram regressar a Portugal do que aceitar a independência e a cidadania brasileira.

A presença das estátuas equestres de Dom João VI, último monarca absoluto do Reino Unido de Portugal, Algarves e Brasil, que está junto ao Castelo do Queijo; e a de Dom Pedro IV, na Praça da Liberdade.

Pérgola da Avenida Brasil, na Foz do Douro, Porto, e Portugal

No Porto, há inúmeras memórias ao Brasil, como dizia, desde o Café A Brasileira até ao Coração de Dom Pedro IV que está na igreja da Lapa e que se encontra registado no antigo escudo da bandeira da cidade, mas ainda presente na do FCPorto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Na Rua de Santa Catarina, na fachada do Grande Hotel do Porto, uma placa assinala que lá estiveram o imperador Dom Pedro II do Brasil e a sua esposa, numa estadia no Porto, após o derrube da monarquia e consequente exílio na Europa.

Não podemos deixar de referir os inúmeros palacetes e casas dos brasileiros “torna viagem” que se erguem por toda a cidade.

Por Sérgio Carvalho

Popular Articles