back to top
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Monsaraz, a defesa e a vida à volta do castelo

Monsaraz, a defesa e a vida à volta do castelo, ou o castelo e o burgo intramuros da vila medieval de Monsaraz. Numa região com variados monumentos megalíticos, acredita-se que a primitiva ocupação humana deste local remonte a um castro pré-histórico, sucessivamente ocupado por Romanos, Visigodos e Muçulmanos, que obtinham a sua subsistência das atividades ligadas à economia agro-pastoril.

Pelas ruas de Monsaraz, no Alentejo, em Portugal.

O topónimo está ligado a este último domínio, uma vez que, em português, a palavra xarez (ou xerez) deriva do árabe saris (ou sharish), designando a vegetação de estevas (xaras), então abundante às margens do rio Guadiana. O topónimo Monsaraz, desse modo, evoluiu de monte Xarez (ou Xaraz).

As obras do actual castelo medieval, têm início após a Reconquista Cristã e prolongam-se por vários reinados.

Visando incrementar o povoamento e a sua defesa, o rei D. Afonso III, pela mão do cavaleiro Martim Anes, começa a erguer a nova alcáçova e as cinco torres quadrangulares que a compõem, o cubelo e o troço da barbacã sul.

No reinado seguinte, sob a égide do rei D. Dinis, procede-se à construção da Torre de Menagem e quase toda a barbacã exterior. Por fim, D. Fernando constrói a cortina interior de separação do alcácer com o casario da vila.

A muralha que delimita a praça de armas é constituída em pedra de xisto e cal reforçada por torres, ao passo que os panos de alvenaria que rodeiam a vila se encontram assentes em xisto, granito, argamassa de barro e cal.

O castelo de Monsaraz desempenhou ao longo dos séculos o papel de sentinela do Guadiana, vigiando a fronteira com Castela.

Curiosidade: Por volta de 1830 as antigas edificações da praça de armas do castelo de Monsaraz encontravam-se em adiantado estado de ruína mercê do abandono humano do edifício militar. Os habitantes de Monsaraz começaram então a erguer a “sua” praça de touros, aproveitando os materiais dessas antigas construções e tirando pedras de que precisavam de alguns troços da muralha que também se encontrava em ruína. Desde então, é tradição realizar-se nessa praça a habitual corrida de touros das Festas em honra do Senhor Jesus dos Passos.

Monsaraz, no Alentejo, em Portugal.

Monsaraz, foi sede do concelho até 1838, quando esta função passou para a freguesia de Reguengos.

Informação com base na página oficial do Município de Reguengos de Monsaraz e na página Castelos de Portugal

Como chegar a Monsaraz:

(38°26’32.33″N 7°22’54.27″W) Monsaraz – Reguengos de Monsaraz – Évora – Alentejo – Portugal

#Monsaraz#Evora#Portugal#Medieval#ReguengosDeMonsaraz#Castelo#Guadiana#Alqueva#Sentinela#Portugalcomefeitos

Autor ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc

Popular Articles