back to top
Quarta-feira, Outubro 30, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Pedro Álvares Cabral, a estátua do descobridor do Brasil

O Monumento a Pedro Álvares Cabral é uma estátua a ele dedicada numa rotunda junto ao Jardim da Estrela, na freguesia de Santa Isabel, em Lisboa.

O monumento foi inaugurado em 1941 com honras militares, estando presentes representantes da marinha, da Legião Portuguesa e da Mocidade Portuguesa. O monumento é uma réplica do existente no Rio de Janeiro de autoria de Rodolfo Bernardelli e foi oferecida ao governo português, pelo governo brasileiro.

O monumento de homenagem a Pedro Alvares Cabral, simbolizando a chegada a Vera Cruz, no Brasil. Pedro Alvares Cabral em Portugal continental, apenas possui estátuas em Belmonte, Lisboa e Santarém. Também está representado num medalhão do claustro do Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa).

Segundo alguns estudiosos Pedro Álvares Cabral terá nascido em Belmonte no ano de 1467 ou 1468 e veio a falecer em Santarém no ano de 1520. No século XV, a vila e seu castelo foram doados em 1466, por D. Afonso V a Fernão Cabral, pai de Pedro Álvares Cabral.

Em 15 de fevereiro de 1500, foi nomeado, capitão-mor para chefiar uma expedição à Índia, tendo levantado ancora de Lisboa a 9 de março de 1500, para seguir a rota recém-inaugurada por Vasco da Gama, contornando a África.

Aí sua frota, de 13 navios, afastou-se bastante da costa africana, talvez intencionalmente, e ancorou a 22 de abril de 1500, perto do que Cabral batizou de Monte Pascoal (uma vez que aquela era a semana da Páscoa).

O monte localiza-se no que hoje é a costa nordestina do Brasil, tendo detectado a presença de habitantes na costa. Cabral mandou Nicolau Coelho, capitão que havia viajado com Vasco da Gama à Índia, para desembarcar e estabelecer contacto.

Após Nicolau Coelho voltar, Cabral ordenou que a frota rumasse ao norte, onde, após 65 km de viagem, ancorou em 24 de Abril no local que o capitão-mor chamou de Porto Seguro, e Afonso Lopes desembarcou e trouxe dois índios a bordo para conversarem com Cabral.

Em 26 de Abril (domingo de Páscoa), Cabral ordenou aos seus homens a construção de um altar em terra, onde uma missa católica foi celebrada, a primeira a sê-lo no solo do que mais tarde viria a ser o Brasil.

Pedro Álvares Cabral na descoberta do Brasil

Nos dias seguintes os portugueses construíram uma enorme cruz de madeira (talvez com sete metros de altura). Cabral constatou que a nova terra estava a leste da linha de demarcação entre Portugal e Espanha que tinha sido estabelecida no Tratado de Tordesilhas.

O território estava, portanto, dentro do hemisfério atribuído a Portugal. Para solenizar a reivindicação de Portugal sobre aquelas terras, ergueu-se a cruz de madeira e uma segunda missa foi celebrada em 1 de Maio.

Em honra à cruz, Cabral nomeou a terra recém-descoberta de Ilha de Vera Cruz, pois a essa altura Cabral pensava que se tratava de uma Ilha. No dia seguinte, um navio retornou para Portugal para informar o rei da descoberta, por meio da carta escrita por Pero Vaz de Caminha.

Havia desembarcado na América do Sul, e as terras que havia reivindicado para o Reino de Portugal mais tarde constituiriam o Brasil.

Como chegar à estátua de Pedro Álvares Cabral em Lisboa:

(38°42’56.78″N 9° 9’31.50″W) Av. Álvares Cabral – Lisboa – Portugal

#Lisboa#RioDeJaneiro#Belmonte#PedroAlvaresCabral#Cabral#Brasil#VeraCruz#PortoSeguro#MontePascoal#Estatua#Manuelino#Portugal#Portugalcomefeitos

Autor ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc

Popular Articles