back to top
Domingo, Setembro 8, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

O Santuário de Panóias

Santuário de Panóias, também conhecido como Fragas de Panóias, é um dos maiores e mais bem preservados santuários rupestres da Península Ibérica.

O Santuário de Panóias foi mandado construir na transição do século II para o século III pelo senador romano Caius Calpurnius Rufinus.

Este santuário é dedicado às divindades Infernais, com destaque para Serápis, e também às divindades dos Lapiteas, um grupo étnico indígena da região.

O local possui três grandes afloramentos graníticos, onde foram esculpidas escadas na pedra, pias sacrificiais e outras cavidades de dimensão substancial. Além disso, inscrições em latim revelam a liturgia associada aos rituais realizados em Panóias.

Prepare visita ao Santuário de Panóias:

  • Localização: A cerca de sete quilómetros da cidade de Vila Real.
  • Horário de funcionamento: Terça-feira das 14:00 às 17:00, quarta-feira a domingo das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00.
  • Acessibilidades: Áudio guias disponíveis em português, alemão, francês e inglês.
  • Serviços: Visitas guiadas, loja e instalações sanitárias. 

As inscrições em latim e grego:

 Existem hoje três inscrições em latim e uma em grego, e nelas estão as instruções dos rituais celebrados em Panóias, a identificação dos deuses e a do dedicante que podem traduzir-se da seguinte maneira:

  • “G.C. Calpurnius Rufinus consagrou dentro do templo (templo entendido como recinto sagrado), uma aedes, um santuário, dedicado aos Deuses Severos” –
  • “Aos Deuses e Deusas e também a todas as divindades dos Lapitaes, Gaius C. Calpurnius Rufinus, membro da ordem senatorial, consagrou com este recinto sagrado para sempre uma cavidade, na qual se queimam as vítimas segundo o rito.”
  • “Ao altíssimo Serápis, com o Destino e os Mistérios, G. C. Calpurnius Rufinus, claríssimo.” “Aos deuses, G. C. Calpurnius Rufinus, claríssimo, com este (templo) oferece também uma cavidade para se proceder à mistura.”

Com base nos estudos sobre o monumento, podemos hoje dizer que tivemos no local um ritual de iniciação com uma ordem e um itinerário muito preciso – a matança das vítimas, o sacrifício do sangue, a incineração das vítimas, o consumo da carne, a revelação do nome da autoridade máxima dos infernos, e por fim a purificação.

NB: Citação referida editada em culturanorte

O QUE VER EM VILA REAL:

A CAPELA NOVA DE VILA REAL

TEATRO MUNICIPAL

CASA DE DIOGO CÃO

CASA DE MATEUS

MARÃO – MANDAM OS QUE LÁ ESTÃO

SENHORA DA SAÚDE EM SAUDEL

SENHOR DOS AFLITOS NA TORRE DO PINHÃO

SÉ DE VILA REAL

PROCISSÃO DA SENHORA DA PIEDADE EM SANFINS DO DOURO

BANDA DE SABROSA – HINO DA SENHORA DA PIEDADE

ACOMPANHE AQUI O MUNICÍPIO DE VILA REAL

Popular Articles