back to top
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

O Pelourinho de Óbidos e o Telheiro

O Pelourinho de Óbidos e o Telheiro – Sensivelmente a meio da “Rua Direita” de “Óbidos intramuros” em frente a praça de Santa Maria, encontramos dois dos marcos históricos da vila, o Pelourinho quinhentista e o Telheiro que já foi um mercado.

O Pelourinho de Óbidos construído em 1513, de estrutura cilíndrica, construída em granito, que na Idade Média servia de ponto de aplicação da justiça.

Apresenta em uma das faces o escudo com as armas reais e do outro o camaroeiro de D. Leonor, que esta rainha doou à vila em memória da rede em que os pescadores lhe trouxeram o seu filho morto num acidente de caça.

O Telheiro serviu de mercado até ao início do século XX, dizem também que era neste telheiro que os homens que em tempos idos trabalhavam a jorna, aguardavam para serem escolhidos (Contratados) para a jorna diária.

Ao passear pelas ruas de Óbidos, ou mesmo pelas muralhas que contornam toda a vila, a nossa imaginação facilmente recua para outras épocas da história.

Atribui-se ao Castelo de Óbidos origem romana, provavelmente assente num castro, e foi posteriormente fortificação sob o domínio árabe.

De onde vem o nome de Óbidos

Como curiosidade, o nome Óbidos deriva do termo latino ópido, significando «cidadela», «cidade fortificada».

As forças do rei D. Afonso Henriques, após as conquistas de Santarém e de Lisboa (1147), encontraram viva resistência para conquistar a povoação e seu castelo aos Mouros, o que finalmente conseguem a 10 de janeiro de 1148, recebe a primeira carta de foral em 1195, sob o reinado de D. Sancho I.

A vila das Rainhas, porquê?

Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal, designadamente Urraca de Castela (esposa de D. Afonso II), Rainha Santa Isabel (esposa de D. Dinis), Filipa de Lencastre (esposa de D. João I), Leonor de Aragão (esposa de D. Duarte), Leonor de Portugal (esposa de D. João II), entre outras, o que lhe valeu de ser chamada por muitos como “Vila das Rainhas”

Como chegar a Óbidos:

(39°21’42.97″N 09° 9’26.38″W) Rua Direita – Óbidos – Leiria – sub-região do Oeste – Portugal

#Obidos#Leiria#RegiaoCentro#Portugal#Medieval#Cor#Telheiro#Pelourinho#Jorna#Imaginacao#Portugalcomefeitos

Autor ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc

Popular Articles