O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça, é uma joia arquitetônica e um símbolo de grandeza e amor eterno.
Veja os detalhes sobre o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça:
- História e Significado:
- Fundado em 1153, o mosteiro foi doado à Ordem de Cister por D. Afonso Henriques, apenas dez anos após a fundação de Portugal.
- É o mais antigo dos quatro Lugares Património Mundial do Centro de Portugal.
- A UNESCO reconheceu a sua importância em 1989.
- Os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro simbolizam o amor eterno e trágico entre os dois.
- Arquitetura e Conservação:
- O mosteiro é um dos melhores exemplos da arquitetura gótica cisterciense na Europa.
- Destacam-se a longa igreja, o claustro, a sala do Capítulo, o dormitório, o refeitório e a célebre cozinha do século XVIII.
- As suas dependências medievais permanecem intactas após quase 900 anos
Mosteiro de Alcobaça e a memória de Portugal
O Mosteiro de Alcobaça encontra-se intimamente ligado à afirmação de Portugal como reino independente (1139-1179). Foi fundado por iniciativa do primeiro rei, D. Afonso Henriques, por doação a Bernardo de Claraval, datada de 1153.
Traduz, como poucos monumentos, a sobriedade estética pregada por S. Bernardo e o rigor e a austeridade da Ordem de Cister. As obras foram iniciadas em 1178 e terminadas cerca de 100 anos depois. Na igreja os mestres pedreiros da Ordem de Cister experimentaram o que era, na altura, um novo “modo” de construção – o gótico – introduzindo no território português essa nova linguagem arquitetónica
NB- Veja mais em: wikimedia