Ao percorrermos a zona histórica de Arcos de Valdevez somos surpreendidos por vários edifícios civis e religiosos, cheios de história.
Este Solar Brasonado de arquitectura civil setecentista, crê-se que seja de influência do bracarense André Resende, foi construído entre o final do Século XVIII e inicio do Séc. XIX.
Casa da Ponte na Zona histórica de Arcos de Valdevez
A designação de “Casa da Ponte”, é devida a quando da sua construção junto aos seus terrenos existia uma ponte de madeira que ligava as duas margens do rio. Essa ponte tinha vindo substituir uma outra, feita por barcaças, que assegurava a travessia, e em 1880 foi construída a actual ponte em granito.
Na zona histórica de Arcos de Valdevez, a construção desta última ponte veio alterar o aspecto exterior do palacete, tendo sido necessário fazer uma via de acesso à ponte, num plano mais elevado que o existente, e a casa ficou “enterrada”. Entra-se na casa descendo um degrau.
Por este Solar passaram vários personagens da história e cultura de Portugal, entre outros, no seu livro “A Casa Grande de Romarigães”, Aquilino Ribeiro, na pág. 81, afirma “comprometi-me com D. Diogo de Lima, nosso Visconde, que agora está na Casa da Ponte e me espera”… Casa Grande de Romarigães
Segundo alguns estudiosos, este foi um dos visitantes da casa, e nas memórias ou registos é conhecido que se aquartelou nesta casa o Marechal Bresfor, e o general Miller, por várias vezes, com os Oficiais de Estado maior, no tempo da Guerra com a França (Guerra Peninsular).
(41°50’37.05″N 8°24’59.73″W) Arcos De Valdevez – Viana do Castelo – Minho – Portugal
#ArcosDeValdevez#Minho#VianaDoCastelo#Portugal#Solar#CasaDaPonte#Setecentista#GuerraPeninsular#Portugalcomefeitos
©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc
CONHEÇA MELHOR O MINHO COM ESTAS NOTÍCIAS PARA SI:
PORTAL DA IGREJA DE PONTE DE LIMA
SANTUÁRIO DE SÃO BENTO DA PORTA ABERTA
O SOLAR DA LOUREIRA EM GONDARÉM
IGREJA DE SÃO CIPRIANO DE CERVEIRA
PORTAL ROMÂNICO DA IGREJA DE VALENÇA
O MOSTEIRO DE REFOJOS – CABECEIRAS DE BASTO
ARCOS DE VALDEVEZ – A ZONA HISTÓRICA
A LENDA DA INÊS NEGRA DE MELGAÇO
O VIRA DA ALEGRIA NA ROMARIA DE PONTE DA BARCA