back to top
Sábado, Setembro 7, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A Senhora do Sameiro!

A Senhora do Sameiro em Braga – Estamos no ponto cimeiro do triângulo turístico de Braga, que se completa com o Bom Jesus do Monte e com Santa Maria Madalena, na Falperra. Estamos no cimo da montanha, onde os ares são puros, bucólica a paisagem, admirável a panorâmica… O mundo está lá ao fundo, 572 metros mais abaixo…

A Senhora do Sameiro inspira paz, inebria pela beleza, gera sensações de bonança interior.

Mas o Sameiro é também devoção, é doutrina, é religiosidade popular, é emoção, é fé. É, no feliz dizer de alguém, um novo Cenáculo – a Mãe com os filhos à volta, confortando-os, incutindo-lhes ânimo, sentando-os à mesa com Jesus.

O Sameiro é vida, a de cada peregrino que escala o monte, com o que isso significa de pedidos, desejos, dores, lutas, dramas, também ações de graças, louvores, lenitivos ou curas, bênçãos…

Senhora do Sameiro – Segundo santuário mariano de Portugal

Este segundo Santuário mariano de Portugal lança as suas raízes até ao Papa Pio IX: solidificando a crença generalizada de que Nossa Senhora nunca pecou, foi preservada de toda a mancha, é perfeita no amor, os méritos da redenção de Cristo foram-lhe aplicados por antecipação, de toda a infidelidade foi liberta, o Santo Padre proclamou, em 1854, o dogma da Imaculada Conceição.

O povo português acreditava vivamente nisso. E ficou muito feliz com o pronunciamento papal, agora solidificado em dogma. E para perenizar a alegria da proclamação desse último dogma mariano, construiu o Sameiro.

Texto https://santuariodosameiro.pt/santuario/nossa-senhora-do-sameiro/

Peregrinação ao Sameiro no dia 12 de Junho: como nasceu?

Na arquidiocese de Braga celebra-se em 12 de junho a festa de Nossa Senhora do Sameiro. O que hoje é o santuário do Sameiro teve origem na devoção do P. Martinho António Pereira da Silva que quis assinalar ali, com um monumento condigno, a definição dogmática da Imaculada Conceição, ocorrida em 8 de dezembro de 1854.
 
Para comemorar a abertura do Concílio do Vaticano I e a definição dogmática da infalibilidade pontifícia, o mesmo sacerdote promoveu a construção de uma capela, junto do padrão da Imaculada, que seria inaugurado em 28 de agosto de 1880.
 
Nela foi entronizada a imagem da Imaculada Conceição, esculpida em Itália por Eugénio Maocegnali e benzida em Roma por Pio IX em 22 de dezembro de 1876.
 
Porque se verificou que a capela era insuficiente para a afluência de pessoas, resolveu-se construir um novo templo, cuja primeira pedra foi colocada em 31 de agosto de 1890 pelo arcebispo D. António José de Freitas Honorato.
 
A construção deste, dada a instabilidade política que se viveu, durou 40 anos. O zimbório foi construído em 1930.
 
Na comemoração do cinquentenário da definição dogmática da Imaculada Conceição, em 12 de junho de 1904, foi coroada a imagem da Senhora.
 
Estiveram ali umas 500.000 pessoas. Coroou a imagem o Núncio Apostólico, como representante do Santo Padre Pio X.
 
A coroa, de ouro e pedras preciosas, foi feita com jóias oferecidas pelos portugueses, inclusive pela Rainha Dona Amélia.
 
É por este motivo que se celebra nesta data a festa à Senhora do Sameiro.
 
Por Silva Araújo
 

 

      

NÃO DEIXE DE VER EM BRAGA:

O SANTUÁRIO DE BOM JESUS

MOSTEIRO DE MIRE DE TIBÃES

A TORRE DE MENAGEM DE BRAGA

BRAGA- ENCANTO E MEMÓRIA – UMA VISITA A BRAGA -VÍDEO

A REITORIA DA UNIVERSIDADE DO MINHO – VÍDEO

O FABULOSO THEATRO CIRCO

Fotos Joaquim Rios: https://www.facebook.com/photo?fbid=811498233669552&set=pcb.811498927002816

Popular Articles