back to top
Quarta-feira, Outubro 30, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A velha porta em Frieira!

A porta provavelmente mais que centenária, a velha porta em Frieira! de uma casa com a arquitetura típica rural em alvenaria de Xisto e que já lhe falta o patamar/varanda que existiu à saída da porta; a casa com rés do- chão onde provavelmente se abrigaram os animais domésticos ou alfaias agrícolas e sobrado (1º andar) para habitação, que hoje aparenta só manter a fachada com uma fiada de telha portuguesa a modo de cornija, para evitar que as intempéries deitem abaixo as velhas paredes, numa das ruas principais da aldeia de Frieira.
Frieira como muitas outras aldeias típicas do Nordeste português, vai resistindo a desertificação do interior, sendo mais uma aldeia, tipicamente transmontana que se debate com a falta de população. Imaginem que este povoado já foi em tempos longínquos (até 1836) Vila e sede de concelho, ostentando ainda o seu garboso pelourinho.

A velha porta em Frieira!

Há uma curiosa referência a este povoado, pela mão do cura Pascoal Alvarez da Cruz nas Memórias Paroquiais que1758, escreveu: pelo meio da freguesia passa uma ribeira, correndo suavemente de Norte para Sul, tendo dentro da vila uma ponte com cinco arcos de pedra e cal, por onde se comunicavam os moradores dela e todos os mais, que passavam de umas terras para outras; as águas do rio eram utilizadas pelos habitadores para fazerem farinha em sete rodas de moinhos.

Como chegar à velha porta em Frieira

(41°34’28.07″N 6°45’31.30″W) Frieira – Macedo do Mato – Bragança – Trás-os-Montes – Região Norte – Portugal

“Arriscamo-nos a perder quando queremos ganhar demais.” – Jean de La Fontaine

AUTOR – ©Daniel Jorge

Popular Articles