back to top
Quarta-feira, Outubro 30, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A ponte de Gimonde

BRAGANÇA – A Ponte de Gimonde, também conhecida como Ponte Velha, atravessa o rio Malara, e é uma antiga Ponte Romana edificada durante o processo de romanização desta região do Noroeste Peninsular, e integrava a denominada Via XVII, que estabelecia a ligação entre Bracara Augusta(Braga) e Asturica Augusta(Astorga), passando por Aquae Flaviae(Chaves) e que serviria de igual modo os habitantes do Castro de Gimonde, onde foram identificados e recolhidos inúmeros vestígios de ocupação romana.
A sua estrutura original foi sendo alterada ao longo dos séculos, nomeadamente durante a Idade Média, sendo bem visível a técnica medieval, de tabuleiro em cavalete suave, com seis arcos de meio ponto e talhamares a montante e a jusante.
A sua superestrutura e guardas são construídas em pedra xistenta, assentando as suas fundações, superficialmente, no maciço rochoso de xisto.
 
É de referir a grande importância que esta ponte tinha durante o período medievo, pelo facto de ter sido então utilizada pelos peregrinos que se deslocavam a Santiago de Compostela.
Em primeiro plano as poldras que foi e talvez ainda seja para os mais corajosos, uma forma ancestral de atravessar cursos de água, e são utilizadas em várias zonas de Portugal, estas ao contrario de outras zonas já são “modernas” nos ancestrais pedras graníticas, mas blocos de argamassa de cimento.
As poldras são cada uma das pedras que formam, de uma margem à outra de um rio, um caminho que pode ser percorrido a pé.

Como chegar a Gimonde

(41°48’12.89″N 6°41’50.27″W) Gimonde – Bragança – Trás-os-Montes – Região Norte – Portugal
“Nunca troques o que queres na vida pelo o que tu mais queres no momento. Pois os momentos passam, mas a vida continua.” – Renato Russo

Popular Articles