- Orago: Santa Marinha
- Área: 8,86 Km2
- População: 2.767 habitantes (Censos 2011).
- Atividades Económicas: Agricultura, Indústria e Comércio.
- Toponímia: A origem do nome Forjães estará, segundo A. de Almeida Fernandes, no patronímico Froganiz. Terá, portanto, uma origem germânica. Froganis seria a “villa” (a terra) de Froga.
- Brasão: Escudo de azul, vulto de Santa Marinha com os seus atributos, tudo de ouro, realçado a negro, entre duas espigas de trigo de ouro; em ponta, duas burelas ondeadas de prata. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com legenda a negro: “FORJÃES” (Diário da República, III Série, nº 242, de 18/10/1997).
- Localização: A freguesia de Forjães situa-se nas margens do rio Neiva e dista cerca de 7 km da sede concelhia. Está num dos extremos, fazendo fronteira a norte com Alvarães (Viana do Castelo), a nascente e sudeste com Fragoso, Palme e Aldreu (Barcelos), a sul com Vila Chã e a poente com S. Paio de Antas.
- Património Cultural e Edificado: Menir de Infia; Igreja Paroquial; Capela de S. Roque; Capela da Senhora da Graça; Solar de Pregais; Quinta de Curvos; Escolas Rodrigues Faria/Centro Cultural de Forjães (painéis de azulejo de Jorge Colaço); Alminhas; Cruzeiros; Azenhas do Neiva; Fontes e Lavadouros Públicos.
- Património Natural: Margens do Rio Neiva.
- Património Etnográfico – Ranchos: Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.
- —–
- #forjaes
- #esposende
- #minho
- #nortedeportugal
Visão geral da privacidade
Este sítio Web utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso sítio Web e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do sítio Web que considera mais interessantes e úteis.