ARCOS DE VALDEVEZ – As cores de Outono, na floresta e nos socalcos do Sistelo, nas encostas da montanha da Peneda – Serra do Soajo. A aldeia de Sistelo situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, na fronteira do Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio Vez.
Famosa pelas suas paisagens em socalcos, onde se cultiva o milho e pasta o gado, a aldeia encontra-se muito bem preservada, tendo sido recuperadas as casas típicas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos.
O Sistelo guarda toda a beleza rural ancestral e tem nos seus fabulosos socalcos uma marca identitária, única em todo o país. Moldados durante centenas de anos pela mão humana, são o ex-líbris da povoação e verdadeiras representações do convívio secular entre o Homem e a Natureza.
A Direcção Regional de Cultura do Norte reconheceu a freguesia de Sistelo, nos Arcos de Valdevez, como ‘paisagem cultural’. Os socalcos em geral e aqui em particular, surgem pela necessidade de aumentar a superfície agrícola e de contrariar os declives. São plataformas mais ou menos planas de solo profundo e fértil, construídas nas vertentes das montanhas, sobrepostas umas às outras em escadaria e suportadas por grandiosos muros de pedra. Estas estruturas permitiriam o desenvolvimento de uma agricultura de subsistência de extrema importância para a sobrevivência das comunidades rurais.
Segundo o Autarca de Arcos de Valdevez; os excepcionais socalcos de produção agrícola, únicos no país pela sua dimensão e quantidade, e que valeram já a Sistelo uma outra classificação informal, a de ‘pequeno Tibete português'”.
Como chegar a Sistelo
(41°58’15.25″N 8°22’44.56″W) Sistelo – Arcos de Valdevez – Viana do Castelo- Minho – Portugal
“Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas.” – Mário Quintana
–
Aldeia de Sistelo: ruralidade ancestral