Países mais ricos pedem fim da guerra na Ucrânia – Sinais contraditórios ainda não permitem prever o que possa acontecer na Ucrânia nem as suas consequências na economia mundial. Mas a retirada de Kherson pela Rússia pode indicar que terá chegado o momento para, de facto, a diplomacia internacional desenhar um “acordo de paz”.
O presidente dos EUA, Joe Biden, à esquerda, conversa com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, durante a Cúpula do G20 em Nusa Dua, Bali, Indonésia, terça-feira, 15 de novembro de 2022. (Bay Ismoyo/Pool Photo via AP
–
Os líderes das maiores economias do mundo pareciam prontos na terça-feira para transmitir uma forte mensagem da maioria condenando a invasão da Ucrânia pela Rússia
, enquanto o presidente Joe Biden e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy pressionaram o grupo a manter pressão sobre Moscovo. Putin faltou a esta reunião tendo enviado para ela o seu ministro de negócios estrangieros Lavrov.
A redação cuidadosa da declaração reflete as tensões prevalecentes na reunião, que inclui líderanças como da Rússia e da China, e o desafio que os EUA e seus aliados enfrentam para isolar o governo do presidente russo, Vladimir Putin, enquanto algumas nações procuram evitar se envolver em antagonismos entre os grandes poderes.