A Ponte Medieval de Ponte da Barca permite a ligação para o norte da lindíssima vila de Ponte da Barca, na verde região Minhota. Situa-se sobre o Rio Lima numa paisagem idílica, de grande beleza natural.
De facto, a própria vila deve o actual topónimo a esta Ponte. Outrora apelidada de “Nóbrega”, topónimo de provável origem celta, séculos mais tarde foi apelidada de “Barca”, devido ao atravessamento do Rio Lima neste local, ser então efectuado por meio de uma Barca.
Passado posteriormente para Ponte da Barca, aquando da construção da sua primeira ponte, provavelmente, em meados do século XIV.
Com a construção da ponte, a localidade reforça a sua importância no domínio comercial, constituindo um forte ponto de passagem, centro e eixo regional na direcção do litoral.
Ponte da Barca foi também local de passagem de peregrinos e fiéis, por ser local de cruzamento de dois caminhos de ligação a Santiago de Compostela.
Entretanto e segundo estudiosos, a actual ponte data de finais da primeira metade do século XV tendo como modelo a Ponte de Ponte de Lima levantada nas últimas décadas do século anterior.
Depois disso, foi alvo de obras de restauro em 1761 e 1896. Tem um tabuleiro de 180 m de cumprimento e apoia-se sobre dez arcos assentes em fortes pilares com talhamares.
Os dois arcos centrais pertencem à reforma do século XVIII, os restantes pertencem à primitiva construção, no centro estão duas lápides, uma com as armas de Ponte da Barca, outra com a esfera armilar.
Chegar à Ponte Medieval de Ponte da Barca:
: (41°48’33.92″N 8°25’14.65″W) Ponte da Barca – Viana do Castelo- Minho – Região Norte – Portugal