Longe vai o ano de 1879, em que os dois países acordaram a construção da ponte, com ligação rodoviária e ferroviária, numa despesa que a Portugal ultrapassou os 101 mil reis. Da parte de Espanha foram gastos 104 mil reis para assegurar a despesa e a pedra aplicada na ponte veio de Lanhelas (Caminha) e de Guilharey (Espanha), além de 1.540 toneladas de ferro. O comprimento total, incluindo os viadutos sobre as margens é de 400 metros.
Mais do que uma mera ligação entre dois povos, a antiga ponte, que assegura também o tráfego ferroviário entre os principais portos do Norte de Portugal e da Galiza, assume-se como palco privilegiado dos momentos marcantes da vida das populações transfronteiriças.
A ponte é composta por uma superstrutura em viga metálica, de treliça de rótula múltipla, com cinco tramos contínuos. Com 318 metros de comprimento, cruza o Rio Minho, tendo dois tabuleiros, um superior para a via férrea, e um inferior para uso rodoviário.
O projecto para uma ligação ferroviária internacional na Galiza data de 1856, quando o rei D. Pedro V defendeu a construção de um caminho de ferro a começar na Linha do Leste, então em planeamento, e a terminar em Vigo, passando pela cidade do Porto, uma vez que, com este traçado, ficaria mais próximo da fronteira com França do que a passagem por Badajoz.
Em 1867, o governo apresentou vários projectos para ligações ferroviárias, incluindo uma, a partir do Porto, que iria ligar a Espanha pelo Minho. O troço até Valença da Linha do Minho foi, assim, inaugurado em 6 de Agosto de 1882.
Esta estrutura começou a ser construída em 1882, tendo sido inaugurada em 25 de Março de 1886, como parte do Ramal Internacional de Valença, tendo os custos de construção sido divididos entre os governos Português e Espanhol.
Como chegar à ponte internacional de Valença
(42° 2’8.72″N 8°38’46.98″W) Av. De Espanha – Valença – Viana do Castelo – Portugal
#Ponte#PonteInternacionalDeValenca#Eiffel#RioMinho#Rodoferroviaria#Valenca#VianaDoCastelo#Tui#Espanha#Minho#Portugal
©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc
Por Daniel Jorge
CONHEÇA MELHOR O MINHO COM ESTAS NOTÍCIAS PARA SI:
PORTAL DA IGREJA DE PONTE DE LIMA
SANTUÁRIO DE SÃO BENTO DA PORTA ABERTA
O SOLAR DA LOUREIRA EM GONDARÉM
IGREJA DE SÃO CIPRIANO DE CERVEIRA
PORTAL ROMÂNICO DA IGREJA DE VALENÇA
O MOSTEIRO DE REFOJOS – CABECEIRAS DE BASTO
ARCOS DE VALDEVEZ – A ZONA HISTÓRICA
A LENDA DA INÊS NEGRA DE MELGAÇO
O VIRA DA ALEGRIA NA ROMARIA DE PONTE DA BARCA